Como adotar uma obordagem centralizada no design cria marcas mais fortes

A indústria da beleza e do bem estar continuou a crescer apesar da pandemia. Marc Jacobs lançou recentemente Perfect, uma nova fragrância que celebra o otimismo e a originalidade. A Bad Habit lançou uma linha de cuidados com a pele que abrange a realidade da nossa vida diária. E o The Feelist lançou uma coleção de luxo de produtos para skincare e autocuidado produzidos com plantas. Além de compartilhar mensagens de inclusão e amor-próprio, o traço comum dessas empresas é Rinat Aruh, de Aruliden, a força criativa por trás de algumas das marcas de beleza e bem estar mais badaladas do mundo.
Como CEO e cofundadora da Aruliden, uma agência de design global, Aruh e sua equipe trabalharam com marcas renomadas como Supergoop !, Glossier Play e Merit desde a concepção do design até o lançamento. Ela é especializada em branding voltado para um propósito de inovação e design. “A essência do que faço é trabalhar em estreita colaboração com os líderes de negócios para ajudar a resolver problemas de negócios fundamentais e resolvê-los através das lentes do design”, diz ela. “A outra parte do meu trabalho está relacionada à construção de relacionamentos, ouvindo as necessidades da minha equipe, clientes e comunidades em geral.”
Aruh começou sua carreira no BMW Group, trabalhando na marca MINI. Experimentar em primeira mão uma cultura centrada no design permitiu que ela realmente entendesse a importância do design. “Quando você coloca um MINI na frente das pessoas, é o carro que fala. As pessoas sorriem. Eles querem tocar, dar um abraço e dar um nome. A conexão emocional é incrível ”, explica ela. “E isso foi em uma época em que o resto do mercado estava camuflando produtos ruins com ótima publicidade. Isso me instigou a ser centrado no design. No final, temos que ter certeza de que os produtos têm uma razão de existir. ”
Como uma turco israelense que se mudou para o Texas na juventude, Aruh vem de uma rica perspectiva cultural global, que ela sente ter sido benéfica para seu caminho criativo. Ela não sente que seu trabalho atual é trabalho. “É uma alegria. Fico animada com isso todos os dias ”, diz ela. Mesmo equilibrando sua vida profissional com sua vida pessoal, incluindo a criação de dois filhos, ela não sente a necessidade de "desligar". Em vez disso, ela vê seu trabalho e sua vida pessoal como totalmente interligados. “Meu trabalho faz parte das minhas conversas no jantar com minha família. Na verdade, os pontos de vista dos meus filhos sobre as coisas servem como inspiração importante ”, diz ela.
Aruliden se tornou mais forte em 2020 como resultado da pandemia Covid-19, acredita Aruh. Projetos foram acelerados. A empresa teve que se alinhar estreitamente com clientes, fornecedores e fabricantes para avançar rapidamente sem comprometer a excelência do design - tudo em um ambiente virtual. Embora não tenha sido fácil, Aruh diz que isso deixou sua equipe “extremamente disciplinada na forma como usamos nosso tempo. Também criou laços mais fortes com nossos parceiros e clientes porque tínhamos que resolver os desafios do negócio juntos. Embora sempre tenhamos lutado pela verdade e transparência, tivemos que nos tornar ainda mais transparentes durante a pandemia. ”
Além disso, a agência continuou a se envolver com comunidades carentes para trazer o design para a educação e ajudar a acelerar as empresas pertencentes a minorias. A Aruliden fornece serviços de design pro bono e também ensina pequenas empresas, escolas e cidades como construir uma marca e um produto e colocá-los no mercado. Durante a pandemia, a agência trabalhou com a cidade de Nova York e NYC + Co para construir uma campanha de revitalização.
Aruh estimula os jovens a compreenderem que propósito e lucro podem coexistir. “Acho que existe um equívoco entre a geração mais jovem de que fazer o bem não pode ser lucrativo”, diz ela. “Mas as recompensas financeiras virão se você for verdadeiramente apaixonado e determinado sobre o que faz e como isso terá um efeito positivo na vida das pessoas.”
(Reportagem traduzida de https://www.forbes.com/sites/meimeifox/2021/02/09/how-taking-a-design-centered-approach-builds-stronger-brands/?sh=7788768e5f9b)