Dicas de Conversão — Retire na loja

Image for post
Image for post

Uma das maiores tendências lançada pelas grandes empresas de e-commerce nos últimos anos e que tem se mostrado super efetiva no que se refere à facilidade de compra, geração de tráfego no PDV e satisfação do cliente é a opção de retirada na loja. Essa alternativa permite que o consumidor finalize o seu pedido online e, em vez de esperar pela entrega dos itens, pode retirar na loja física mais próxima.

O sucesso desse modelo se concentra em dois fatores:

1. Alia praticidade e rapidez

No e-commerce, o preço do frete e o prazo de entrega são os dois maiores motivos de desistência no checkout. A retirada na loja atua como um facilitador nesse processo já que o cliente não precisa pagar pela entrega e adquire o produto com rapidez — unindo assim, o conforto e usabilidade proporcionados pelo mercado online com a prontidão de retirar os produtos presencialmente.

Retirar na loja também facilita os casos de trocas e devoluções. Isso porque o cliente consegue visualizar o produto adquirido online dentro da loja física e, caso deseje fazer a troca do mesmo, pode escolher imediatamente outros itens da loja.

2. Experiência omnichannel

Aqui vemos a concretização de um conceito que tanto “batemos na tecla”: a união do mercado online e offline. A opção de retirar na loja permite que o usuário experiencie o conceito da marca em ambos os ambientes e abre espaço para que você crie estratégias que vão gerar maior satisfação para seu cliente.

Além disso, um bom atendimento presencial pode definir a fidelidade do cliente e, até mesmo, aumentar o ticket da compra já que os produtos expostos e a condução do atendente podem despertar o desejo do cliente adquirir mais itens no momento da retirada.

Porém, fique atento à logística! De nada adianta reduzir custo e tempo de entrega se, ao chegar na loja, o seu cliente vai ficar esperando pelo produto ou vai recebê-lo com um detalhe incorreto, como a numeração ou cor. É preciso preparar a sua equipe para receber o cliente proveniente da loja online a fim de evitar possíveis confusões.

Também é super importante que o cliente saiba o dia exato em que o produto estará na loja. Muitos entendem que essa opção significa pronta entrega e podem acabar se frustrando ao chegar na loja e não encontrarem o seu produto à espera. O prazo para retirada é sempre informado no checkout, porém, a dica é que você reforce a data de retirada em seus e-mails transacionais.

Entendendo o valor e a complexidade desse processo, desenvolvemos o recurso de Retire na Loja na plataforma Vnda e, com isso, é possível disponibilizá-lo para seus clientes de forma fácil e automatizada. No artigo “ Retire na loja “, você encontra mais informações sobre o processo.

____

Caso você seja cliente da Vnda e queira conversar mais sobre dicas de conversão como essa, é só agendar uma conversa no Vnda Potencializa conforme as datas e horários disponíveis.

Acompanhe-nos em nosso Instagram :)

Esperamos você!

Originally published at https://potencializa.vnda.com.br.

Written by

Acompanhe o varejo de hoje e prepare-se para o varejo de amanhã.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store